terça-feira, 9 de junho de 2015

Soluções para vencer a falta d'água


Mais do que construir novos pontos de coleta de água subterrânea, poços, ou ainda manter esses locais de coleta, a Aqua Poços - www.aquapocos.com.br - se preocupa com a disponibilidade de água para seus clientes e com o planeta. É senso comum que se todos pensarmos de forma egoísta, onde a responsabilidade de economizar é sempre do outro, em algum momento ficaremos todos sem água. A Aqua Poços tem enveredado esforços para encontrar soluções de gestão dos recursos hídricos em cada pequeno sistema que compreende um condomínio, uma casa ou uma empresa.

Ocorreu em São Paulo um seminário internacional sobre o tema, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O portal de notícias da Globo - www.g1.com.br - preparou uma matéria sobre medidas que outros países têm implementado para combater a escassez de água. Separamos algumas partes do texto que pode ser lido na íntegra em - http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/veja-solucoes-de-seis-paises-para-vencer-falta-de-agua-e-o-desperdicio.html.

"Em vários países, os períodos de seca já não representam tanto risco. Eles são enfrentados com tecnologia e planos ambiciosos de gestão da água, alguns implementados há décadas. Sem essas ações, Israel, encravado em um deserto, ou Cingapura, uma ilha que importa água de outros locais, não sobreviveriam.

Suas experiências podem servir de inspiração ao Brasil, que desde 2013, quando o Sudeste enfrentou a pior seca já registrada nos últimos 50 anos, passou a se preocupar mais com os recursos hídricos, já escassos em várias localidades."

Considerando que os recursos hídricos do planeta são os mesmos e que a população está crescendo, iniciou-se o tempo em que pensar na água de maneira integrada é inevitável. Quem não se preocupar com isso sofrerá duas possíveis consequências:
Escassez ou falta da água
Aumento do custo na obtenção da água
o Utilização de fontes mais caras
o Multas por consumo excessivo ou desperdício

Em São Paulo, hoje, já são aplicadas multas a quem lava a calçada ou o carro com mangueira ou mesmo desperdiça água.

Ações públicas são fundamentais; contudo, isso não é o suficiente. Cada pessoa, cada casa, cada condomínio ou empresa precisa pensar como parte do conjunto e fazer sua parte. São exemplos de políticas públicas:
Investimentos em infraestrutura e redução de vazamentos
Campanhas de conscientização
Manual de redução do consumo para a população
Sanções aos que não colaborarem


Vejamos alguns exemplos apresentados na matéria do G1.

Austrália
"Um dos exemplos para combater o desperdício foi a realização de obras para que as águas residuais que saem das casas sigam para reservatórios próprios.
Depois de tratada, a então "água de reuso" retorna para as moradias, já adaptadas para receber o líquido em uma torneira especial, que poderá ser utilizado na limpeza da casa, lavagem de roupas e outras atividades em que se consiga evitar o emprego de água potável."

Japão
"Segundo o Japão, a perda de água estimada (por culpa de vazamentos, fraudes e etc.) é de 9%. No Brasil, esse índice é de 39%, de acordo com levantamento do IBNET – International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities."

Pensar no melhor para cada cliente e para todo o planeta é, com certeza, prioridade para a Aqua Poços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário