segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Recuperação de poço tubular. Caso de sucesso Aqua Poços – Clientes Mota-Engil e Conic.

Ocasionalmente um poço tubular que estava em pleno funcionamento para de funcionar ou tem sua vazão bastante reduzida. Dentre as causas para esta situação estão a falta de manutenção, rebaixamento do aquífero, ruptura ou obstrução do revestimento do poço e o colapso termomecânico.  Este último fator, com certeza, é o mais frequente.

O colapso termomecânico ocorre geralmente por uma obstrução, voluntária ou involuntária, do sistema edutor da saída do poço – ex. um registro na linha fechado indevidamente. Com a interrupção do fluxo de água, a bomba aquece deformando o revestimento do poço e prendendo a bomba. Apesar da aparente perda do poço, muitas vezes é possível recuperá-lo, evitando assim o custo de uma nova perfuração.

Foi com muita satisfação que a Aqua Poços conseguiu realizar um procedimento de recuperação para a construtora Mota-Engil e Conic. Um determinado poço que anteriormente produzia 12 metros cúbicos por hora, sofreu colapso termomecânico e foi condenado por duas vezes por outra empresa do seguimento de poços. Apesar do laudo desfavorável, a equipe da Aqua Poços fez um diagnóstico no local e sugeriu ao cliente a recuperação.

Após dias de trabalho removendo material do interior do poço através de um método chamado “pescaria”, iniciou-se a segunda fase da recuperação, com a limpeza dos filtros contando com a ajuda de compressor (airlift). Medições preliminares de vazão foram realizadas e por fim uma nova bomba submersa instalada.

Para a surpresa do cliente, a equipe Aqua Poços conseguiu recuperar o poço com uma vazão igual a anterior, 12 metros cúbicos.

Este procedimento de “pescaria” demanda materiais e conhecimento bastante específicos e é menos rentável para as empresas. Por este motivo as empresas de perfuração não o recomendam. Acreditamos na Aqua Poços que o melhor para a empresa é o que for melhor para o cliente, assim, economizamos cerca de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e mantivemos a captação de água no volume que outras empresas disseram não ser possível.

Em caso de um poço diagnosticado como “perdido”, consulte a nossa empresa.

Aqua Poços
Endereço: Rua Dom Vital, 106A, Santo Amaro, Recife - PE, CEP: 50100-100
f:81.3314.8182
aquapocos@aquapocos.com.br
www.aquapocos.com.br