quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Manutenção em poços tubulares - nem todos as empresas são iguais

O abastecimento alternativo de água pelo poço pode ter sua capacidade de fornecimento interrompida caso manutenções preventivas não sejam realizadas. Durante a manutenção preventiva, todos os equipamentos elétricos e hidráulicos são removidos, testados e, caso necessário, reparados e/ou substituídos. Um processo de higienização química ocorre dentro do poço. Com a remoção das incrustações e a esterilização, é garantida a permeabilidade da água e sua qualidade.

O desgaste natural das peças e o excesso de incrustação diminuem a capacidade de vazão, podendo acarretar a perda irreversível do sistema. Em alguns casos, a reposição de um poço perdido pode chegar a cinquenta vezes o valor de sua conservação.

Além do aspecto financeiro, aspectos legais podem inviabilizar a sua manutenção ou substituição, tal como no caso da não regularização das licenças de operação e de outorga. A legislação vigente estabelece multas às empresas e condomínios que não tiverem seus poços regularizados. Este processo passa por verificações, no mínimo, anuais, onde devem ser atestadas as condições de utilização por um profissional e são avaliadas características como níveis, vazão e potabilidade. Para fins legais apenas manutenções com ART paga e relatório técnico assinado por engenheiro ou geólogo são válidas. Uma manutenção onde a empresa não entrega esses documentos assinados, não tem validade e estes não servem para os órgãos competentes.

É importante verificar se a empresa que você está contratando inclui no valor do seu serviços itens básicos como:

  • ART CREA PE paga
  • Relatório técnico padrão CPRH com assinatura de engenheiro de minas ou geólogo
  • Verificação da bomba, quadro de comando e demais componentes elétricos

Além disso, uma boa empresa do seguimento de poços conta com:
  • Capacidade de perfuração
  • Estoque com peças de reposição
  • Plantão nos finais de semana
  • Equipamentos próprios e de qualidade
  • Não usa materiais e equipamentos improvisados – por questão de segurança da equipe e do patrimônio do cliente
  • Profissionais com carteira assinada – questão trabalhistas são de responsabilidade do contratante durante a execução do serviço
  • Uso de equipamentos de proteção individual – EPI
  • Pessoal fardado e identificado
Há várias empresas no mercado que oferecem o serviço de manutenção, algumas por um preço bem baixo, contudo sem fornecer ou pagar ART, cobrando por serviços que deveriam estar inclusos no valor, usando material de baixa qualidade para a limpeza e o pior, fazendo de conta que estão limpando, quando na verdade apenas removem a bomba e a colocam no lugar.

A manutenção realizada por uma empresa responsável evita paralisações inesperadas do fornecimento de água, garante o bom funcionamento do poço e traz economia e dá segurança ao cliente de não ser enganado.

Aqua Poços
Endereço: Rua Dom Vital, 106A, Santo Amaro, Recife - PE, CEP: 50100-100
f:81.3314.8182

Nenhum comentário:

Postar um comentário